Com que roupa?

Quando vi esta foto do Ashton Kutcher, em um evento internacional, comecei a pensar no quanto, para passar uma mensagem correta, é preciso acertar tanto na forma quanto no conteúdo e no quanto essa duas variantes são relativas.

Explico: se eu apenas dissesse que um homem de mais de 35 anos foi a um evento internacional de trabalho vestindo terno, gravata e um gorro de lã, qual seria sua reação?

Se você está acostumado ao mundo corporativo, talvez pensasse que essas peças simplesmente não combinam entre si, ou que um gorro de lã não é adequado para o ambiente empresarial.  Mas é claro que, se pensarmos que o traje foi usado em um evento da indústria do entretenimento, onde é importante ser criativo, original e ousado esteticamente para ser notado, a combinação passa a fazer todo o sentido – para além de ser julgada “feia” ou “bonita”.

E esse talvez seja um dos princípios mais importantes do que chamamos de adequação de linguagem (sim, porque moda é linguagem, afinal, seu objetivo também é transmitir uma mensagem): adequar não quer dizer, necessariamente, deixar sem graça, enquadrar em uma regra, tornar igual a todo o resto.

 Adequar é encontrar a melhor forma de transmitir uma mensagem – dizer alguma coisa – para um público-alvo que se deseja atingir, aproveitando, com eficiência, todos os recursos que o meio utilizado dispõe.

Em tempos de múltiplas mídias sociais – blogues, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e outras mais – é preciso saber o quê dizer em cada uma delas e como fazer isso para atingir o público que se quer.  Definir a estratégia, o objetivo, o público-alvo, escolher a mídia social certa e divulgar nela a mensagem adaptada àquele universo é fundamental para ter sucesso na comunicação.

E, para isso, é necessário conhecer profundamente cada aspecto desse processo. Afinal, às vezes, por mais que algo pareça casual, nada feito “por acaso” traz os resultados esperados. 

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