Uma antiga canção infantil

Estamos começando o mês das crianças e, por isso, me lembrei de “Os Saltimbancos”, disco lançado em 1977 que marcou minha infância. Em tempos de ditadura no Brasil, as canções tinham obviamente uma possibilidade de leitura política, mas para mim, ainda criança, eram apenas brincadeira.

E, apesar de eu ter aprendido essas canções ainda criança, penso que uma delas faz, hoje em dia, ainda mais sentido que antes. O verso “todos juntos somos fortes” passou a ter um significado todo especial para mim, depois que abri a RDA.

Atendendo clientes PME – e sendo também PME – aprendi, ao longo do tempo, que colaboração é fundamental. E vejo que esta é uma questão cada vez mais presente. Sempre falamos sobre a importância da ajuda mútua nos encontros da Rede Mulher Empreendedora.

O tema tem sido tratado até mesmo cientificamente, em um recente estudo publicado na Revista Science, por Brosnan e De Waal. A respeito desse estudo, Contardo Calligaris escreveu, na Folha de São Paulo, algo que me chamou a atenção e que, creio, pode ser totalmente adaptado para o ambiente corporativo:   

"Numa visão simplificada da evolução das espécies, quem ganhou uma recompensa melhor ficaria feliz, e o outro que se dane. Mas Brosnan e De Waal são evolucionistas mais sofisticados; eles entendem assim:

1) Há poucas espécies cujos indivíduos cooperem mesmo quando não são unidos por vínculo familiar. Essa capacidade de cooperar (...) entre indivíduos que não constituem um casal e nem pertencem ao mesmo clã ou bando é um fator positivo na seleção natural. Ou seja, a capacidade de cooperar torna a espécie mais forte".

Isso me faz pensar que o mundo dos negócios pode ser mais (e melhor) que uma selva, uma concorrência desleal. Principalmente quando se trata de PMEs, é muito mais inteligente se fortalecer estabelecendo parcerias inteligentes com outras empresas do que tentar solitariamente atingir o topo. Entendo que isso não seja uma questão de competição. É, sim, uma questão de sinergia de competências.

Acredito que estabelecer parcerias sólidas é uma forma de oferecer o melhor que o cliente precisa. Cada prestador oferece aquilo em que é especialista, sempre sob a responsabilidade da empresa contratada diretamente para realizar o serviço, e o resultado final que será entregue ao contratante pode ser ainda melhor do que se fosse realizado por uma empresa não-especialista. Tudo isso sem que haja impacto negativo no custo final do serviço oferecido.

Essa sinergia é parte da filosofia da RDA, que já conta com parceiros que nos ajudam a atender cada vez melhor nossos clientes. Uma rede em constante expansão, mas que já conta com empresas competentes, como QComm, Estúdio TAN, Innews e Áttema Editorial. A elas – e às pessoas que fazem cada uma dessas empresas – nosso muito obrigado.

A canção infantil, afinal, ensina algo que pode ser muito valioso também para os adultos: “Todos juntos somos fortes”.

Copyright © 2019 RDA Comunicação Corporativa. contato@rda.jor.br
Desenvolvido pela Áttema Editorial. Todos os direitos reservados.