Pessoa Física ou Pessoa Jurídica?

Na RDA, ajudamos empresas de pequeno e médio porte a se comunicarem com seus públicos: clientes, fornecedores, parceiros e com o mercado em geral. É muito comum que muitos dos nossos clientes sejam empresas que acabam de nascer, que estão apenas começando uma caminhada e construindo uma imagem.

Muitas vezes, são “empresas de uma pessoa só”: o próprio empreendedor ou a própria empreendedora “são” a empresa, responsáveis pelo financeiro, jurídico, marketing, comunicação interna, vendas, compras e tudo o mais.

E, porque “eu sou a empresa”, é muito comum, nesta fase, acontecer a mistura da percepção da Pessoa Física com a Pessoa Jurídica; do CPF com o CNPJ. Não que isso seja um problema em si, mas essa confusão pode, no futuro, ser um entrave para o crescimento do CNPJ. Afinal, se, no início, uma só pessoa era responsável por tudo, um risco é administrar a empresa centralizando mais que o necessário. Delegar atividades para profissionais mais especializados em cada área fica cada vez mais difícil – e nem sempre o fator central é não ter capacidade financeira para contratar. Sem delegar, a empresa vai, eternamente, depender de quem a criou. E nós, Pessoas Físicas, temos uma expectativa de vida que, por maior que seja, é ainda inferior à das empresas de grande sucesso – que podem chegar a ser centenárias.

Por isso, eu sempre digo para todos os clientes que é importante, desde o início, “enxergar-se como Pessoa Jurídica” e separar as duas esferas. Na área de comunicação, um exemplo muito comum e que tem acontecido bastante é usar a página pessoal do Facebook para divulgar a empresa. Não que isso seja um problema a princípio, mas as fanpages – páginas específicas para Pessoas Jurídicas – oferecem melhores ferramentas, mais visibilidade, têm maior capacidade de gerenciamento e de agregar pessoas.

 O fato é que toda empresa começa pequena. Mas, se o empreendedor ou empreendedora não pensar grande, o CNPJ vai ser apenas uma mera extensão do CPF. E crescer é, inevitavelmente, ser independente e poder trilhar seu próprio caminho. 

 

Copyright © 2019 RDA Comunicação Corporativa. contato@rda.jor.br
Desenvolvido pela Áttema Editorial. Todos os direitos reservados.