Notícias

2015 será de crise. E daí?

Todas as previsões econômicas indicam que desejar “Feliz 2015” não deve funcionar para combater a crise que, dizem, bate à porta. Talvez só querer que o ano seja feliz realmente não baste: é preciso fazer o melhor possível com cada minuto de cada dia desse ano que ainda está começando.

É preciso – com o perdão do chavão – transformar crise em oportunidade. As empresas de pequeno e médio porte têm tudo para se destacarem nesse cenário. Porque, no caso delas, a criatividade, que é um dos mais fortes motivadores para quem começa a empreender, ainda está latente. As PMEs não estão engessadas em regras tão rígidas quanto empresas de grande porte – que, afinal, precisam disso para manterem seus colaboradores, sua filosofia, seus conceitos, produtos e serviços de acordo com aquilo que planejaram.

Nada impede que as PMEs tenham grandes conquistas em 2015. Que cresçam, se consolidem, ampliem seu leque de atuação. Basta ter coragem, criatividade e encontrar algo de que o mercado precisa – e você pode fornecer.

Só que é preciso que as pessoas saibam disso. Não adianta ter uma ideia criativa, desenvolver um produto ou serviço revolucionário sem contar isso para seus clientes e parceiros. É preciso investir em comunicação, para que a empresa tenha uma imagem pública fortalecida e consiga consolidar-se.

 Afinal, 2015 pode, sim, ser um ano de grandes conquistas.

 

3 Perguntas (e respostas) para um Feliz 2015

Ué, dezembro mal começou e a RDA já está desejando feliz ano novo?

Sim, e a razão é simples. Para que o próximo ano seja “feliz” para qualquer empresa, ele precisa começar a ser planejado com antecedência: as estratégias, os investimentos, as finanças, a comunicação interna e externa. Grandes empresas têm esse planejamento arraigado em sua cultura.

 

Mas o foco da RDA não são as PMEs?

Sim, mas mesmo PMEs podem pensar grande, ter uma filosofia e uma cultura de “grande” para, quando crescerem e se expandirem já terem a postura de “ser grande” no seu DNA. Assim, esse conceito será melhor entendido por todos os seus (futuros) colaboradores e clientes.

 

Isso parece ótimo. Mas enquanto sou PME, como pensar em tudo isso? Como ter tempo para planejar o futuro?

Toda empresa de pequeno e médio porte enfrenta o dilema de ter pouco tempo e pouco recurso, tanto para agir no presente quanto para planejar o futuro. Pode parecer paradoxal, mas, quanto maior a antecedência do planejamento, menor o esforço diário para realizá-lo. Dividir as tarefas, delegar, terceirizar e criar parcerias é fundamental nesse aspecto. Então, comece o quanto antes a pensar no futuro de sua empresa, nas estratégias, no planejamento, na comunicação corporativa, no marketing.  Trace metas e descubra qual ferramenta deve ser utilizada para alcançar cada uma. Explique seu negócio para clientes, parceiros e fornecedores; divulgue seus produtos e serviços; ocupe espaços nas redes sociais; exponha a filosofia institucional; apareça para o mercado.

Só assim 2015 será um “feliz ano novo” para sua empresa. 

Inspiração e trabalho

Thomas Edison teria dito que talento é 99% transpiração e 1% inspiração. Não tenho certeza se a frase é realmente dele, mas o fato é que, sem trabalho duro e bem-feito, é muito difícil atingir o sucesso.

Por outro lado, esse 1% não pode ser menosprezado. Inspiração, para mim, é algo que faz o resultado do trabalho ser melhor. É ela que “tempera” o trabalho, que faz a excelência tornar-se exemplar. É ela que dá o brilho nos olhos e desperta a paixão de quem faz. Uma paixão que extrapola e contagia também o cliente, fazendo com que ele se apaixone pelo produto ou serviço que consome. É nisso que a RDA acredita; é assim que fazemos comunicação corporativa. 

É sobre isso o texto que a Rede Mulher Empreendedora me convidou a escrever. Convite, aliás, que aceitei com alegria e honra, porque a Rede é formada por pessoas especiais, que inspiram não apenas com as histórias que contam, mas também com as atitudes que tomam. 

Trabalho novo no ar!

Que trabalha com jornalismo sabe que, cada vez que terminamos um novo trabalho, é aí que ele nasce para o público. O fim de um trabalho, sua publicação, é apenas o começo de sua exposição. 

Nesta semana, está entrando no ar o site www.taoidic.com.br, cujo conteúdo a RDA teve o orgulho de produzir. 

Paradoxalmente, entretanto, este é um trabalho que não acabou, pois nós seguimos elaborando o conteúdo para o Blog da Tao Idic, que é atualizado mensalmente com informações, reflexões e opiniões sobre o universo do Coaching. 

Fica nosso convite: visite o site da Tao IDIC, conheça o conteúdo e dê sua opinião!

 

Copyright © 2017 RDA Comunicação Corporativa. contato@rda.jor.br
Desenvolvido pela Áttema Editorial. Todos os direitos reservados.