Histórias despertam paixões. Crianças e adultos ficam encantados com as mais diversas histórias ficcionais ou verdadeiras, impressas em páginas, mostradas no cinema, exibidas nas telenovelas, contadas em canções. Contar histórias talvez seja uma das formas mais eficazes de prender a atenção de um interlocutor.
Para que você entenda o que quero dizer, proponho que pense quantas vezes já se deparou com estatísticas sobre violência, inflação, escolaridade ou qualquer outro índice. Agora, pense que, quando alguém lhe conta uma história sobre uma pessoa para comprovar essa estatística (por exemplo, alguém que superou dificuldades para conseguir estudar), é muito mais fácil que depois você se lembre da história do que simplesmente dos números.
É por isso que histórias e narrativas são tão importantes para empresas. A história que uma empresa conta pode despertar a paixão de seus clientes, pode torná-los fãs, seja de um produto, um serviço ou um conceito. E fãs de empresas, assim como fãs de Star Wars ou de Harry Potter, sentem-se motivados a fazer parte desse universo, aproximando-se dele e compartilhando com outros fãs suas opiniões a respeito. Hoje em dia, a isso dá-se o nome de engajamento, algo que promove interação entre clientes e empresas, torna uma marca admirada e passível de ser recomendada a outras pessoas, estimula as pessoas a darem suas opiniões verdadeiras sobre o que pensam a respeito de algo que está inserido naquele universo.
Mas, para que alguém se torne fã de uma história, é preciso que essa seja uma boa história, uma narrativa impactante. Cada empresa tem que contar uma história original, só dela. É preciso encontrar “a” história, que vai sustentar todo o resto, que vai criar identidade e deixar uma marca. E, o mais importante, é preciso contá-la do jeito certo. Às vezes, são histórias de produtos ou serviços; às vezes são histórias de pessoas; às vezes são narrativas sobre filosofia, conceitos e ideais (os velhos e repisados “visão, missão e valores”). A Apple conta uma história de inovação, de produtos criados com um conceito específico. A Sodiê Doces conta a história de superação da sua fundadora. E a sua? Qual a história da sua empresa que a torna única, diferente de todo o resto? Mande um email para mim e conte: renata@rda.jor.br