É importante entender a função de cada área para ser assertivo na escolha do serviço
Marketing ou comunicação: que tipo de serviço você deve contratar? Isso depende muito da sua necessidade. Mas, a verdade é que a distinção entre essas duas disciplinas não é muito clara para o público em geral. Entretanto, é muito importante saber quais as funções de cada uma para poder contratar com assertividade e não se frustrar com os resultados. Afinal, pequenas empresas têm um orçamento apertado e gastar desnecessariamente não é uma opção.
Marketing e comunicação andam de braços dados. São conhecimentos complementares e sem os quais nenhuma empresa consegue atingir o máximo de seu potencial. Já faz alguns anos que o marketing digital, inclusive, tomou o lugar do marketing – ainda que este seja mais abrangente e aquele, mais específico. E talvez isso contribua para a confusão entre tantos termos que nem sempre são familiares a todas as pessoas.
Marketing
O marketing é a área de conhecimento diretamente ligada à promoção de produtos ou serviços – aquilo que a empresa vende. Os profissionais de marketing são responsáveis por criar processos e ligar os consumidores àquilo que a empresa faz e que tem valor para que eles consumam.
São os profissionais de marketing que estudam o mercado, entendem as necessidades e desejos dos consumidores e oferecem a eles o que eles precisam – inclusive antecipando tendências. É no marketing que se aplicam os 4 Ps que muita gente conhece: preço, produto, praça e promoção.
É por meio do marketing que as ofertas são distribuídas aos clientes, parceiros e audiência em geral. O marketing é responsável por persuadir a audiência a consumir aquilo que uma empresa produz. Portanto, ele é fundamental para a geração de resultados de vendas.
Comunicação
Já a comunicação institucional gerencia a interlocução da empresa com os mais diferentes públicos, contribuindo para que a marca crie ou consolide uma reputação e estabeleça uma autoridade junto aos seus mais diferentes públicos: sejam os próprios colaboradores, os clientes ou a sociedade em geral. São as estratégias de comunicação que permitem que todas as pessoas percebam e compreendam uma empresa de forma harmônica, sem dissonâncias. O profissional de comunicação é aquele que zela para que a identidade de uma empresa seja mantida intacta. É ele quem garante que uma empresa se relacione bem com os mais diversos públicos, estabelecendo um diálogo que vai além da relação de compra e venda.
Ao ter uma comunicação consistente, uma empresa garante que seu público se lembre dela mesmo que em determinado momento não precise adquirir seus produtos e serviços. E, assim, possa sugerir aquela marca a outras pessoas.
É a comunicação que garante que o relacionamento com o público seja consistente e que a apresentação de serviços e produtos seja feita em harmonia com os valores, a visão e a missão de cada empresa. É por meio de uma comunicação bem-feita que a credibilidade de uma empresa se estabelece aos olhos do público, porque a comunicação ajuda a construir a personalidade de uma empresa
Este aspecto foi especialmente importante durante o momento mais agudo da pandemia, em 2020, quando a incerteza fez com que as pessoas parassem de comprar produtos ou serviços. Naquele momento, as marcas que puderam acolher seus clientes, oferecendo-lhes suporte e apoio, para além de estarem interessadas em vender produtos ou serviços, acabaram por consolidar suas reputações.
E assim, ao criarem uma relação de parceria e cooperação com seus clientes, essas marcas garantiram algo que vai muito além da venda: a possibilidade de estarem disponíveis a seus clientes para além daquilo que lhes interessa vender. Assim, o público passa a confiar na marca e a respeitá-la independentemente daquilo que ela vende. E, assim, constrói-se uma relação de confiança duradoura e de mais valor entre as marcas e seus públicos.